Sobre o Kendo

O Kendo (em japonês, 剣道, a via/o caminho da espada) é uma arte marcial japonesa que tem origem nas tradições guerreiras de combate com espada. No Kendo, os praticantes usam kendogu (uma armadura protetora) e shinai (espadas de bambu) para realizar duelos e práticas intensas em que se golpeiam mutuamente. Não obstante a vertente física e atlética, o Kendo é um Budo (caminho/via/arte marcial) que visa forjar a mente e o corpo dos praticantes e facilitar o desenvolvimento do caráter por meio do keiko (prática) continuado.

Com as suas raízes no período feudal do Japão – nas variadíssimas escolas de Kenjutsu, técnicas de espada, a ascendência direta desta arte- , o Kendo como hoje o conhecemos começou a tomar forma durante os séculos XVII e XVIII.

image001
O bogu de um praticante de Jikishin Kage-ryu (século XVII)

A modernização em curso na sociedade japonesa e um período de relativa paz e acalmia foram fundamentais no desenvolvimento desta arte marcial moderna. A criação e adoção de equipamentos de treino e proteção, que ainda hoje são usados – como o shinai, espada de bambu, e o bogu, a armadura usada – foram determinantes para a mudança das metodologias de treino das agora chamadas “escolas clássicas”. Além das novas possibilidades trazidas pelos modernos equipamentos, uma mudança da ênfase é também determinante: o estudo da espada como ferramenta para o campo de batalha transforma-se no estudo da espada como ferramenta para o dia-a-dia e para o desenvolvimento pessoal do guerreiro.

Toyohara Chikanobu
Gravura datada de 1888, da autoria de Toyohara Chikanobu

O abalo sísmico trazido mais tarde pela Revolução Meiji, com a acelerada ocidentalização do Japão, revelar-se-á determinante na passagem do Kenjutsu para aquilo que hoje conhecemos como Kendo.

Porquê praticar Kendo?

Segundo a All Japan Kendo Federation (a organização responsável pela manutenção, promoção e divulgação do Kendo no Japão), o conceito do Kendo é

Disciplinar o caráter humano através da aplicação dos princípios da katana (espada).

e o propósito desta arte é

Moldar a mente e o corpo.
Cultivar um espírito vigoroso,
E através de um treino correcto e rigoroso,
aspirar ao aperfeiçoamento na arte do Kendo.
Valorizar a cortesia e a honra.
Relacionar-se com os outros de modo sincero.
E procurar aperfeiçoar-se constantemente.
Assim será capaz:
De amar o seu país e sociedade;
De contribuir para o desenvolvimento da cultura;
E de promover a paz e a prosperidade entre todos os povos.

Existem, sem dúvida, várias razões para praticar: muitos praticantes chegam atraídos pela prática física, outros por curiosidade ou fascínio pela cultura japonesa, outros pela vertente mais mental ou espiritual frequentemente associadas às artes marciais. Seja qual for a razão, os benefícios trazidos pelo treino regular de Kendo são vários.

Para além dos benefícios físicos e de saúde que decorrem de um treino físico muito completo, a prática de Kendo desenvolve também o poder de concentração e de resolução; potencia a agilidade mental e a autoconfiança, aspetos diretamente relacionados com a constante evolução e superação procurados na prática.

Adicionalmente, o Kendo é uma modalidade muito versátil e pode ser praticada por pessoas com as mais variadas características físicas ou idades, desde crianças a pessoas de idade avançada (como é o caso dos grandes mestres, por exemplo).