Ariga Cup de regresso a “casa”!

A Ariga Cup voltou a “casa”

Os adeptos ingleses de futebol popularizaram a frase e é a mais adequada para o momento: “It’s coming home”! Depois da interrupção forçada pela pandemia, a Ariga Cup voltou a realizar-se e o troféu volta a ficar no Porto, com a vitória da nossa kenshi Taís Moreno.

Realizada pela primeira vez na cidade do Porto e em estreia de formato open, a edição de 2023 da Ariga Cup juntou dezenas de praticantes nacionais e internacionais (Espanha, EUA e Turquia) para um dia de shiai.

Depois da fase de pools e repescagem, o Kendo Clube do Porto contava ainda com 5 participantes em prova. Na passagem dos top-16 para os top-8, dois dos nossos kenshi ficaram pelo caminho e na passagem para o acesso às medalhas ficaram apenas 2: Taís Moreno e Filipa Borges. Depois de combates muito disputados, Taís conseguiu o acesso à final e Filipa Borges garantiu o acesso ao pódio com um terceiro lugar.

A final opôs Taís Moreno e Ricardo Casqueiro (Fudoshin Clube de Kendo de Leiria) e após um ippon de cada um no tempo regulamentar o combate foi decidido apenas em encho, com um belíssimo kote-kaeshi-men marcado pela kenshi do Kendo Clube do Porto. A “águia” volta a “casa”: as 6 edições anteriores desta competição marcavam já 4 vitórias de kenshis do KCP (dois “bis” de Ricardo Oliveira e de Nuno Ribeiro). Adicionalmente e também digno de registo, refira-se que esta é a primeira vez que o troféu é ganho por uma mulher.

Contas feitas, a participação do Kendo Clube do Porto fecha-se com o primeiro lugar de Taís Moreno, uma medalha de terceiro lugar para Filipa Borges e um kantosho/fighting spirit para o Elio Alves. Parabéns a todos os vencedores e a todos os participantes – sem esquecer a organização e o staff, cujo trabalho dedicado garantiu um dia sem percalços para shinpan e shiai-sha.

Os resultados completos da Ariga Cup estão disponíveis no website da Federação Portuguesa de Kendo, Iaido e Jodo.

Deixe um comentário