Estágio de alto nível no Kendo Clube do Porto

No fim de semana de 3 e 4 de março, o Kendo Clube do Porto organizou o seu primeiro grande evento internacional desde a pandemia, um estágio orientado por Michel Guentleur Sensei, Kyoshi Nanadan.

No fim de semana de 3 e 4 de março, o Kendo Clube do Porto organizou o seu primeiro grande evento internacional desde a pandemia. Depois de, em 2019, ter juntado três Kyoshi Nanadan Sensei vindos diretamente do Japão – do Kawahara Dojo, em Yokohama, e de Fukuoka – o KCP recebeu agora um dos pioneiros do Kendo em França, Michel Guentleur Sensei, Kyoshi Nanadan.

Imagem mostra Michel Guentleur Sensei a lecionar e grupo de 4 kenshi a ouvir as explicações.

No Pavilhão da EB 2/3 do Viso juntaram-se cerca de meia centena de kenshi provenientes de Portugal, França e também Espanha. Ao longo destes dias Guentleur Sensei guiou o grupo por práticas focadas em técnicas avançadas e pela sua utilização em competição. A proximidade aos Europeus de Kendo (meados de maio, em Beauvais, França) motivou igualmente uma porção do treino dedicada a shiai (competição), com a larga experiência de Guentleur Sensei como árbitro a clarificar e ensinar o que é procurado neste contexto. No final dos dois dias, ficaram muitos sorrisos, muitas pistas de aprendizagem e o compromisso de continuar a praticar para melhorar.

Este estágio contou com o apoio da Ágora – Cultura e Desporto, que graciosamente cedeu o pavilhão. Este evento está enquadrado nas ações de comemoração do vigésimo aniversário de atividade do Kendo Clube do Porto. O próximo está marcado para abril, em colaboração com a Federação Portuguesa de Kendo, Iaido e Jodo.

Deixe um comentário