Campeonatos Nacionais de Kendo

6 troféus para o Kendo Clube do Porto nos Campeonatos Nacionais em Individual!

No dia 26 de novembro, sábado, o Kendo português concentrou-se em Leiria para a edição de 2022 dos Campeonatos Nacionais de Kendo, a segunda competição do ano e o regresso deste formato depois da pandemia.

O Kendo Clube do Porto fez-se representar em todos as categorias, à exceção da “júnior sem bogu” e trouxe para casa 2 troféus de Campeão Nacional, 2 troféus de Vice-Campeão Nacional e 2 bronzes, tendo apresentado um total de 10 atletas nesta prova.

No Pavilhão do Souto da Carpalhosa, a manhã começou com o escalão do futuro o Kendo: os júniores. A primeira categoria, júniores sem bogu, juntou os 5 jovens competidores para uma prova decidida por hantei (decisão dos shinpan) em que vários elementos de kihon kirikaeshi, men, kote,do, kote-men, kote-do – foram avaliados. Uma competição com muito espírito e que muito enriquece o nosso panorama nacional.

No escalão de júnior sub-18, o Kendo Clube do Porto tinha João Ruivo em prova. Num ano muito disputado (e esperamos pelas próximas competições neste escalão!), o nosso júnior venceu todos os seus combates e revalidou o seu título de Campeão Nacional.

Depois da cerimónia de entrega de troféus para esta categoria, o Campeonato Nacional prosseguiu com os escalões Feminino e Mudan-Shodan. No primeiro escalão, com zekken do KCP competiram Filipa Borges e Taís Moreno; em Mudan-Shodan estiveram em jogo Bruno Silva, Eduardo Pepe e Elio Alves.

Uma vez mais, as atletas do KCP impuseram o seu ritmo no escalão e marcaram, novamente, encontro na final (repetindo a de 2019), ao saírem dos seus grupos destacadas em primeiro lugar e ao vencerem as meias-finais. Na final, num combate muito disputado, Taís Moreno venceu em encho, marcando Men. As kenshi do KCP mantiveram assim o resultado final de 2019, com Taís a revalidar o título de campeã e Filipa com a prata de vice-campeã.

No escalão Mudan-Shodan, Eduardo Pepe saiu da sua pool e chegou à meia-final, tendo sido batido por dois kote de João Pedro Ribeiro (Leiria), que se viria a sagrar campeão nacional. Os bons combates de Bruno e Elio não foram suficientes para passar a primeira fase, mas mostraram um bom desempenho de ambos.

O último escalão do dia, torneio masculino de Nidan ou Superior contou com 4 kenshi do Clube: João Lourenço, João Vale, Nuno Vieira de Almeida e Tiago Veiga. Depois de combates muito disputados, João Lourenço e Nuno saíram das suas pool em primeiro lugar, passando para a fase eliminatório; Tiago teve de disputar uma pré-meia final, ficando por esta etapa. As meias finais opuseram João Lourenço – José Almeida (Coimbra) e Nuno – Ricardo Casqueiro (Leiria). Ditou o jogo que João e Ricardo Casqueiro ficassem com os 3º lugares, ficando a final entre José Almeida e Nuno, que viria a ficar com o 2.º lugar.

Contas feitas, a excelente participação do Kendo Clube do Porto nos Nacionais Individuais ’22 resume-se em:

Júniores: João Ruivo, Campeão Nacional
Feminino: Taís Moreno, Campeã Nacional; Filipa Borges, vice-campeã nacional
Mudan-Shodan: Eduardo Pepe, terceiro lugar
Nidan e Superior: Nuno Vieira Almeida, vice-campeão nacional; João Lourenço, terceiro lugar.

Parabéns a todos!

Deixe um comentário